Entre em contato (21) 99607-2513
Monitoramento da desinfecção por meio do controle preciso de uma dose de esterilizante para limpar tubulações
O monitoramento da desinfecção por meio do controle preciso de uma dose de esterilizante para limpar tubulações na indústria de alimentos e bebidas é vital para o sabor, a qualidade, a segurança e a vida dos alimentos ou bebidas produzidos, juntamente com a saúde e o bem-estar do consumidor.
Tal como acontece com qualquer sistema de desinfecção, manter valores residuais confiáveis é a chave para um controle eficaz de patógenos. Para facilitar o controle consistente da alimentação química, os monitores aquosos de peróxido de hidrogênio (H2O2) Q46/84 e ácido peracético (PAA) Q46/85 da ATi respondem rapidamente às mudanças na concentração, permitindo que os operadores monitorem e controlem a alimentação química para manter metas específicas.
Historicamente, o tempo de limpeza da tubulação era mais demorado devido à falta de equipamentos de monitoramento confiáveis. Quanto mais longo for o processo de limpeza, maiores serão as despesas incorridas devido à utilização de mais produtos químicos e ao aumento do “tempo de inatividade”.
No entanto, a Limpeza no Local (CIP) é hoje um método amplamente utilizado de limpeza de equipamentos de processo na indústria de alimentos e bebidas, geralmente aplicado diariamente dependendo da técnica de produção e da indústria. Isto garante uma qualidade de produto consistentemente elevada, uma transferência de calor eficiente em trocadores de calor e reduz o risco de crescimento de microrganismos.
Esterilantes como peróxido de hidrogênio (H2O2) e ácido peracético (PAA) são utilizados para limpeza do equipamento, com concentração em torno de 250 – 350 PPM e armazenados em grandes recipientes. Depois que a solução é usada, mais é feito e completado. Este método de “completar” revelou-se difícil de manter o nível correto e manter a sua força após múltiplas utilizações no local.
A titulação colorimétrica tem sido frequentemente o único método utilizado devido a problemas com dosagem contínua até um ponto de ajuste (controle PID). O risco de não atingir o nível correto de PAA ou H2O2 pode resultar no “dumping” do produto e, em seguida, numa limpeza profunda, o que significa custos elevados e baixa produção devido ao tempo de inatividade.
Após anos de monitoramento e controle bem-sucedidos de PAA e H2O2 em vários fabricantes líderes de alimentos e bebidas e empresas de laticínios, a linha especializada de monitores da Série Q da ATi provou ser ferramentas inovadoras e eficazes que melhoram a eficiência e a relação custo-benefício no local.
Após um teste recente de seis meses do Q46/85 em uma empresa líder de alimentos e bebidas, os dados mostraram que o sensor não exigia calibração ou manutenção, o que é típico da linha de sensores da série ATi Q.
O Q46/85 utiliza tecnologia de detecção eletroquímica para controlar uma dose contínua de ácido peracético durante CIP. O sensor pode ser conectado através de saída analógica ou controle PID a uma bomba dosadora para monitoramento contínuo e controle até um ponto de ajuste específico. O monitor de peróxido de hidrogênio Q46/84 da ATI foi projetado para medir continuamente a concentração de H2O2 em sistemas aquosos.
O design do sensor usado nas aplicações Q46/84 (H2O2) e Q46/85 (PAA) possui os mesmos atributos de construção dos sensores de cloro livre e ozônio dissolvido que são referência na indústria de água. A precisão e a manutenção reduzida desses tipos de sensores, adaptáveis a uma ampla variedade de aplicações, é uma das muitas razões pelas quais a ATi é fornecedora de estruturas para a maioria das concessionárias de água do Reino Unido e vários OEMs em todo o mundo.
Fonte: Analytical Technology
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato que a Inttertech Rio ajuda a esclarecer!
A Inttertech Rio distribui as melhores marcas do mercado: Hamilton, Druck, Panametrics, Baker Hughes, Union, Eilon Engineering, Suntex, Lightning Eliminators, Bindicator, Gems, Veeder-Root, Anderson Negele, Joslyn Clark, Hengstler, West, Kistler Morse, Dynapar, ATi, incluindo atendimento personalizado com foco no cliente.
Temos produtos em estoque ou com entrega programada, condições de preços especiais, facilidade de parcelamento e garantia de fábrica.
Posts recentes
- Como as alterações na viscosidade afetam os pontos de ajuste do fluxo?
- Monitoramento da desinfecção por meio do controle preciso de uma dose de esterilizante para limpar tubulações
- Você conhece todas as fontes de erro de medição de oxigênio dissolvido (OD)?
- Analisador multigases UNION, modelo INCA
- Sistema de medição de energia EMS